Parte importantíssima! Momento crucial!
Não tenha pressa na discussão do projeto. Um bom projeto, estudado e avaliado, cômodo por cômodo, vai reduzir, em muito, os atropelos de uma obra.
Avalie outras obras, pesquise bastante, avalie a casa ou o apartamento onde mora. Verifique as dimensões dos cômodos e compare com o que você pretende construir.
Converse bastante com seu arquiteto antes e durante - "depois", já era. Entender e imaginar sua casa a partir do projeto na planta baixa não é uma tarefa fácil, mas também não chega a ser um enigma indecifrável!
Tenha por princípio discutir tudo para não mudar nada durante a obra. Qualquer mudança no projeto durante a obra poderá aumentar em muito os custos e o tempo da construção. Estas alterações de projeto durante a obra são apontadas como as principais fontes de problemas no cronograma e orçamento.
Optamos por um projeto contemporâneo e minimalista. Sem telhado, muito vidro, linhas retas, etc. Veja a plantas perpectivas.
O projeto obviamente não nasceu pronto. Foram diversas discussões e debates sobre onde colocar cada cômodo e que tamanho teria cada cômodo. Nada fácil. Sabíamos que queríamos uma casa aconchegante, moderna com 4 quartos, mas até chegar ao projeto final foi um bom percurso. Pesquisamos em vários livros e sites. Sem nenhum preconceito - sites australianos, americanos, brasileiros, franceses, italianos, do Dubai, tudo foi pesquisado. Cada obra tem um detalhe ou um conceito que se pode aproveitar. As publicações do setor também são boas referências, revistas de construção, decoração e arquitetura. Pesquise muito!
Repare: O terreno tem uma vista aos fundos para uma reserva florestal e queríamos preservar essa vista, daí tanto vidro nos fundos e na lateral esquerda da casa. Nem todo mundo gosta desse estilo, alguns acham que não garante a privacidade dos moradores. Para que sua casa não se transforme no "reality-show" do bairro verifique a topografia e o posicionamento da casa em relação às ruas e casas vizinhas. Uma boa cerca viva e a arborização também ajudam!
Tenha paciência na discussão do seu projeto, seja detalhista e mãos a obra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário